Descubra o diferencial da sua empresa em 4 passos

(Colar Relicário, loja Regina Bijoux)
O post do dia veio da Rede Colaborativa e traz dicas para ajudar você, empreendedor a encontrar uma forma de diferenciar sua marca da concorrência. Quem dá as dicas é a Ana Bavon, Fundadora da Feminaria.
A cada dia surgem novos negócios no mercado e, por isso, conhecer o diferencial da empresa que você montou é essencial para garantir seu sucesso como empreendedor. Como as pessoas têm diversas opções de compra, logo, serão os diferenciais que determinarão quem sairá na frente dos concorrentes.
Para ajudá-lo a descobrir qual é o diferencial da sua empresa, neste post compartilharemos quatro passos simples que você pode começar agora mesmo.
Como descobrir qual é o diferencial da sua empresa?
O diferencial é aquilo que a sua empresa oferece aos seus clientes que é distinto do que seus concorrentes oferecem. Esse pode ser o principal motivo de seus clientes preferirem a sua empresa, inclusive. Veja abaixo como identificar o seu diferencial:
1. Conheça bem a sua empresa
O primeiro passo é saber, exatamente, o que a sua empresa vende e como ela vende. Qualquer detalhe pode ser um diferencial, então fique atento! Desde o formato do produto, embalagem, canais de atendimento e até brindes. Tudo isso pode ser considerado como diferenciais que agradam seus clientes.
2. Analise bem os seus concorrentes
Analisar a concorrência é fundamental para saber contra o que você terá que lutar. Afinal, os clientes são os mesmos: ou eles compram de você ou eles compram dos seus concorrentes. Para saber como se destacar dentre tantos, é preciso saber o que eles oferecem e o que as pessoas mais gostam em seus produtos ou serviços.
3. Identifique um problema que sua empresa resolve e que ainda não é resolvido pelos seus concorrentes
Agora que você já está mais ciente do seu negócio e da sua concorrência, basta identificar o que a sua empresa faz que as outras não fazem. Esse é o seu diferencial — então invista nele! Aprimorá-lo fará com que a sua empresa se destaque frente a concorrência e você consiga aumentar e fidelizar a sua clientela.
4. Forme um excelente time de colaboradores
Não basta encontrar seu diferencial, você precisa torná-lo parte da empresa. Para isso, invista em treinamentos para seus funcionários, transforme-os em um time forte e focado em explorar esse destaque.
Uma equipe bem focada e ciente do potencial da empresa é muito mais rentável. Além do mais, o investimento na equipe também ajuda no clima organizacional e no atendimento ao cliente, que percebe a mudança e fica mais satisfeito.
Nesse material, você encontrará um passo a passo para descobrir o seu diferencial e definir melhor suas estratégias de marketing, atrair pessoas com maiores chances de se tornarem seus clientes, ajudar na elaboração de planejamentos estratégicos e muito mais. Para baixar, é só clicar aqui.
Como um serviço de acompanhamento do negócio pode ajudar a encontrar o diferencial da empresa?
Os quatro passos que demos acima são simples, mas, muitas vezes, não são tão fáceis de serem seguidos. Muitas questões relacionadas, principalmente, com a falta de experiência de mercado ou de experiência em gestão podem influenciar negativamente.
Nesse sentido, contar com a ajuda de um serviço de acompanhamento do negócio pode auxiliar na tarefa de descobrir qual o diferencial da empresa e como ele deve ser trabalhado.
Uma consultoria traz ferramentas e mecanismos de gestão que já foram testados e validados pelo mercado — o que poupa tempo e esforços. Além disso, com o acompanhamento do negócio você poderá se sentir mais seguro e dar passos mais precisos e firmes no comando da sua empresa.
Se você está buscando o diferencial da sua empresa e quer melhorar a gestão do seu negócio, entre em contato com a Feminaria e conheça nossos serviços.
Conheça a Ana Bavon
Ana Bavon é TedxSpeaker, advogada Estrategista em
Negócios, liderança e desenvolvimento Humano,
agente Interseccional pela equidade de
Gênero – Fundadora da Feminaria.